O caso Uniban (essa me surpreendeu)

Neste domigo fui surpreendida pela notícia de que a aluna Geisy Arruda, agredida verbalmente por colegas dentro do campus da Uniban somente por usar um vestido vermelho e curto, foi expulsa da universidade. A sindicância instaurada para apurar o fato, que ganhou notoriedade graças aos videos do youtube, concluiu que a aluna foi a principal responsável pelo tumulto e a desligou do quadro discente da instituição. Das centenas de estudantes que xingaram e vaiaram Geisy, alguns receberam advertências. Há muito tempo que a universidade deixou de ser UNIVERSIDADE.
Hoje as palavras são poucas, pois elas não seriam suficientes para expressar a minha indignação.
Para finalizar, o comentário de uma leitora da notícia publicada no UOL. Concordo plenamente com seu ponto de vista:

"A expulsão da aluna ameaçada de violência revela a superficialidade do discurso de que as décadas posteriores à revolução sexual e de costumes caminham para a igualdade de direitos entre homens e mulheres. O caso da UNIBAN nos revela o quanto o corpo feminino ainda é visto como propriedade masculina e o quanto as conquistas femininas tem um longo caminho a ser percorrido. Revela ainda o quanto as instituições, inclusive as universitárias, se afastam do compromisso com a ética e a reflexão, absolvendo 700 vândalos e transformando vítima em ré. Nessa mesma universidade em abril, uma aluna foi vítima de linchamento por não se dispor a participar de uma manifestação contra a mudança dos métodos avaliativos e novamente os acusados se mantiveram à sombra de qualquer punição. Estamos diante de um compromisso frente ao livre-arbítrio humano, à liberdade de ser e agir garantida pela Constituição, violado com os mais sórdidos argumentos.O que está em questão não é a roupa, as insinuações ou a vida sexual da aluna, mas a violência desmedida e infundada, e o que é pior, dirigida a uma mulher, metaforicamente apedrejada por se portar como senhora de sua sexualidade."
Camila Sousa

Comentários

  1. Concordo plenamente com o comentário.
    Não consigo entender como que hoje em dia as pessoas conseguem ter a mente fechada dessa forma.
    Eu sei que as mulheres tem o corpo mais delineado, sexy (perdão da palavra), e entendo que cada uma tem seu modo de se portar com isso, não entendo é como isso afeta as pessoas em volta a esse ponto.
    Do corpo e da imagem dela, quem cuida é ela.
    Processo nessa universidade sexista.

    ResponderExcluir
  2. esse acontecimento foi surpreendente mas analisando não é algo que se possa dizer tão incomum nos dias de hoje...
    as mulheres gostam tanto de estar cada vez mais livres, ser cada vez mais reconhecidas...
    mas isso é só uma ilusão, as mulheres continuam submissas, os paradgmas são os mesmo e nós mulheres continuamos a segui-los
    bem feito para nós,que sempre preocupadas com queos homens vão pensar, fazemos eles continuarem se achando maiores.

    ResponderExcluir
  3. Que absurdo! Eu não sabia dessa história! A menina sofre assédio moral de todos os colegas e, em lugar de os colegas serem punidos, ela que é? Assédio moral é difícil de provar e, por isso, de punir. Mas, nesse caso, estava mais que provado! Não dá nem para acreditar!

    Se tiver um tempinho, dá uma olhada no meu blog. Ele conta as aventuras de uma garota tentando sobreviver a essa droga de adolescência, lidando, neste momento, com a questão da virgindade:

    http://diariodeumagarotaemapuros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Tu viste que a Sexy e a Playboy já estão sondando a garota para posar nua!? Bom... depois da violência que sofreu, acho que ela tem mesmo de lucrar com isso, não é? Já ouvi pessoas comentando que o fato de ela posar nua só provará que ela realmente provocou as agressões na faculdade. Mas não acho! Não é certo que a pessoa seja agredida porque anda com pouca roupa ou porque posa nua! Se ela não está agredindo ninguém, ela não tem por que ser agredida e ponto final, não é?

    Ah, coloquei um post lá no blog com a continuação da história!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Escreva que este espaço é seu!

Postagens mais visitadas