A Olimpíada é nossa


O Rio de Janeiro foi eleito como sede dos jogos olímpicos de 2016. Motivo de festa para a população que terá o privilégio(?) de ser a primeira cidade sul-americana a sediar a maior competição esportiva do mundo. Mas, como eu não sou carioca, não vou comemorar coisa nenhuma! E faço questão de explicar o porquê.

Enquanto "os brasileiros que não desistem nunca" esperam ansiosos pelo grande evento, eu me preocupo com os projetos que serão deixados de escanteio para os governos cobrirem os gastos com as obras. Para se ter uma ideia, o Brasil prevê um custo de R$25,9 bi. É o projeto mais caro apresentado ao COI. Claro que cidades de primeiro mundo como Madri, Tóquio e Chicago não gastariam tanto dinheiro com um evento de dezesseis dias, pois já investem em esporte há muito tempo, não precisam "correr atrás do prejuízo". O presidente do Banco Central menosprezou as cifras alegando que o Brasil tem a décima economia do mundo e até 2016 será a quinta. Alguém acredita?

Bom, que o Brasil possa estar entre as maiores economias mundial, sim, eu acredito. Aliás, isso já é fato. Porém, daqui sete anos não estaremos tão diferentes aos dias atuais nos quesitos educação, desenvolvimento humano, saúde e preservação ambiental. Para quÊ, então, investir R$ 26 bi em algo que dificilmente provocará uma transformação profunda na qualidade de vida da população? Pois, para incentivar o esporte não é necessário trazer um evento desse porte. Por acaso, Cuba, Alemanha, China e Japão precisaram sediar uma olímpiada para virar potência no esporte? E Grécia, Espanha e México têm os maiores campeões no atletismo por terem recebido os jogos olímpicos?

Me desculpem os otimistas, mas isso parece atitude de pobre quando vira rico que precisa gastar e gastar para mostrar aos outros ricos (de berço) que tem dinheiro. Lula e Meireles dizem "Nós temos o pré-sal, a maior reserva pretolífera do mundo. O G8 virou G20 só para a gente poder participar. Agora vamos sediar uma olímpiada com um projeto faraônico". Enquanto isso, brasileiro se ferra com a carga tributária, com o desemprego resultado da educação inadequada e, se adoecer, morre num corredor de hospital do SUS.

Mais uma coisa: e o Pan de 2007? O Rio gastou praticamente o dobro do que estava previsto inicialmente no orçamento. Motivo? Desvio dos recursos públicos. E eu não duvido de que isto não acontecerá com as obras das olimpíadas. E tem mais: alguns pontos-chave do projeto não foram entregues, como as melhorias no transporte público.

Mesmo com esses problemas o COI resolveu dar uma chance ao Rio que já havia perdido duas candidaturas. O discurso emocionado de diversos nomes da política e do esporte no Brasil comoveram os eleitores do comitê. Deve ter sido um ensaio geral para 2010.

Porém, agora só me resta torcer para que minhas preocupações sejam vãs e cantar a canção dos otimistas piadistas: "Se este barco não virar olê, olê, olá...A gente chega lá!"


* * *


Resolvi inaugurar este blog com um texto sobre esse tema pq além de ser um assunto atual (é notícia de hoje) eu realmente fiquei muito revoltada com a escolha. Ninguém precisa concordar comigo, este é o meu ponto de vista. Mas, quem quiser dar o pitaco no assunto comenta à vontade.

Comentários

  1. O desvio de dinheiro público no Brasil é inevitável, portanto é melhor que algo de bom esteja por trás desses desvios.
    Os jogos olímpicos vão trazer muitos gastos para o país, mas ao redor disso também virão os empregos, crescimento no turismo e etc. Muita coisa boa vem por aí, apesar da pressão e do sensacionalismo da mídia.

    ResponderExcluir
  2. Bem antes de ler esse
    texto show de bola em informaçoes
    mudei bastante mina visao diante desse evento esportivo no qual será gasto um quantia exorbitante pra um enveto de tao curto tempo e obiviamente um retorno financeiro q nao compensará ...
    gosteii muito da matéria esclareceu legal
    e eu pensav q seria um boa essas olimpiadas aki!!
    flw abraços

    ResponderExcluir
  3. putz, começou o blog bem xD
    tambem nao gostei muito dessa historia, na verdade nao sei se ligo muito xD ... mas é isso mesmo "se a canoa nao virar ..." xD

    ResponderExcluir
  4. Eu entendo sua posiçao, estamos acostumados a prestar atençao nos pontos negativos antes de pensar nos positivos, sou otimista e acredito que uma mudança na auto estima pode fazer muito por uma pessoa, por uma cidade ou um Pais, quanto aos desvios de dinheiro, nao vou pensar neles agora, procuro pensar sim numa mudança de conduta, e dificil e...mas a mudança começa dentro de nos...somos o reflexo daquilo que temos...Mas te entendo e e ate normal, fomos criados assim...

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Olá Gisele! Pow mto bacana o seu blog.. gostei mto.. Prabéns...

    E sobre o post... Vou falar o que eu postei em meu blog... é relamente minha opinião sobre o Rio 2016!

    Parece que o COI fez o programado. Mais o que surpreendeu foi Chicago ter saído logo de cara. Nem mesmo a presença de Obama e sua força política, e a forte economia americana influenciou os jurados do COI. Eu acreditava que só Chicago tinha chance de superar o Rio, isso porque o COI tinha uma preferência e foi confirmado isso por uma cidade do continente americano.

    É que os integrantes do COI não queriam uma cidade do continente Asiático porque Pequim tinha sediado recentemente e o COI não costuma repetir a cidade do mesmo continente, no caso Londres vai sediar em 2012. Por isso que Madrid e Tóquio não estavam cotadas como favoritas e sim o Rio de Janeiro e Chicago.

    Agora é desejar toda sorte do mundo ao Rio de Janeiro, e tomara que o espírito olímpico venha tomar conta dos governantes e empresários para que não tenhamos tanta maracutaia. Porque no fundo é muito legal que as Olimpíadas sejam aqui!

    Abraços e valeu pela visita em meu blog... volte sempre.. Será sempre bem Vinda!!!

    Xauzinhu...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Escreva que este espaço é seu!

Postagens mais visitadas